"" Como Entender a Bíblia: Estudo Sobre preservação da revelação: A Inspiração

Estudo Sobre preservação da revelação: A Inspiração

preservação da revelação: A Inspiração






Definição de inspiração da Bíblia: A inspiração é a influência exercida pelo Espírito Santo sobre o espírito daqueles que escreveram a Bíblia, para que eles anunciassem e redigissem de maneira exata e autorizada a mensagem recebida de Deus. A inspiração diz respeito ao registro da verdade revelada por Deus.


“A revelação é a comunicação de Deus aos homens, transmitindo-lhes a verdade que precisam conhecer para terem um relacionamento correto com ele”5. Isto bastava para os que receberam a revelação diretamente de Deus. No entanto, Deus não repete a mesma revelação para todos os homens, portanto, era necessário que houvesse uma maneira confiável de registrar a revelação de Deus para que ela continuasse a ser fielmente a Palavra de Deus. A transmissão oral não seria confiável.


A doutrina da inspiração nos assegura que os registros que temos da revelação de Deus são realmente confiáveis e são a própria Palavra de Deus. A revelação tem um caráter mais vertical (Deus à homem), enquanto que a inspiração está mais relacionada com o registro para a transmissão horizontal (homem à homem).


Pode haver revelação sem inspiração: Deus revelou e a revelação não foi registrada – exemplo: João 21:25.


Pode haver inspiração sem revelação: o Espírito Santo levou os autores das Escrituras a registrarem palavras ditas por descrentes que com certeza não eram reveladas por Deus (exemplo: os amigos de Jó) ou então, informações gerais acessíveis a qualquer pessoa (genealogias, fatos da história contemporânea) que não precisavam de uma revelação de Deus).


2 Pedro 1:20-21 – “as profecias do Antigo Testamento não foram produzidas por vontade ou decisão de um ser humano, antes, as pessoas foram movidas pelo Espírito de Deus. O ímpeto que as levou a escrever vinha do Espírito Santo”


2 Tm 3:16, 17 – “inspirada por Deus” = “soprada por Deus, produzida pelo sopro criador de Deus, dada por Ele, falada por Ele”. (veja também Sl 33:6).


A inspiração é um milagre de Deus. 


As Escrituras afirmam constantemente o milagre, porém nem Paulo, Pedro, ou nenhum outro, jamais nos revelaram como ele foi operado, nem qual a maneira e a medida exata da influência divina exercida sobre os autores sagrados. No entanto, o exame de alguns casos concretos da Bíblia nos ajuda a compreender certos aspectos da ação divina.


1- A inspiração é dada por Deus de maneira absolutamente soberana. O Espírito fala e faz escrever, quando e como Ele quiser. Os profetas, então, não falavam como ou quando eles quisessem, nem em dias fixos. Eles esperavam que uma mensagem lhes fosse comunicada do alto (Jr 1:2; Hc 2:1-2).


2- Em geral, o autor sagrado mantinha sua lucidez plena (ele tinha o espírito acordado), dialogando com o Senhor, fazendo perguntas, e comunicando suas reações (Is 6:11; Jr 14:13).


3- Frequentemente o escritor tinha dificuldade para entender a mensagem. Às vezes as mensagens são surpreendentes, assustadoras ou incompreensíveis (Dn 8:15, 27), o que demonstra que não tinha origem no escritor.


4- Os escritores têm completa certeza de transmitir as exatas palavras de Deus.


* Moisés – repete mais de cinqüenta vezes, apenas no livro de Levítico, uma frase como esta : “Chamou o Senhor a Moisés... e lhe disse: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes...”.
* Davi – 2 Sm 23:2.
* Jeremias – ele usa constantemente uma fórmula desse tipo: “A Palavra do Senhor veio a mim, dizendo...”, “O Senhor me disse...”, “Assim fala o Senhor...”.
* No total, no Antigo Testamento, esses termos foram utilizados mais de 3.800 vezes!
* Paulo – 1 Ts 2:13.

* João – Ap 1:1-2, 2:18, 19:9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ÉPOCA DO RELATIVISMO, HUMANISMO E PLURALISMO

O relativismo   é uma corrente que nega toda verdade absoluta e perene assim como toda ética absoluta, ficando a critério de cada indiv...