A ORIGEM DA PALAVRA
Se você quer aprender teologia, tem que estar ciente que a
palavra é um veículo de comunicação que pode ser expressada por várias maneiras
e o teólogo tem que buscar dominar essas maneiras:
a) Sinais corporais – gestos;
b) Sinais sonoros – fala;
c) Sinais gráficos – escrita;
d) Sinais luminosos – luzes.
A palavra falada é um fenômeno bio-psíquico-social.
a) Biológico – porque só é possível a um ser dotado de cérebro, capaz de comandar
um sofisticado sistema nervoso.
Ex.: O papagaio fala, mas
não coordena as idéias.
c)
Sociológico – porque este cérebro tem
que reconhecer o valor dos indivíduos de sua espécie (saber o que diz).
O convívio social é que
obrigou o homem a pôr nome nas coisas, a organizar suas idéias e a desenvolver
o complicado mecanismo da comunicação oral. Muito tempo depois de ter
vocalizado a palavra é que surgiu a escrita.
A ORIGEM DA CONVERSA
O convívio social é que
levou o homem a inventar a palavra e a frase, produzindo, assim, a conversa.
·
O que é a conversa?
É um diálogo entre duas ou
mais pessoas. Os gregos davam à conversa o nome de homilia. Os romanos a chamavam de sermonis.
Conclusão: homilia
e sermonis são sinônimos.
A ORIGEM DO DISCURSO
O convívio social que
produziu a palavra e a conversa produziu o discurso.
DIS – contra / CURSARE –
correr (tem a idéia de correr de um lado para o outro).
A conversa é um diálogo em que o
interlocutor tem uma participação direta e real. O discurso é um diálogo em que
esta participação é direta, mas de forma imaginária.
No discurso, a pessoa que
fala imagina que está trocando idéias com os seus ouvintes e espectadores.
Ninguém sabe quando surgiu o
discurso, mas podemos imaginar como ele apareceu. Foi quando alguém teve que
alterar a intensidade da voz, para se comunicar com um grupo de pessoas, pois o
discurso tem essas duas marcas de identidade:
-
A pessoa fala a um grupo;
-
É preciso falar mais alto.
O discurso nasceu na Grécia. Os gregos, que
inventaram a democracia, foram os primeiros a estudar as técnicas do discurso.
Na Grécia Antiga, os gregos praticavam a democracia em praça pública, onde
participavam de acaloradas discussões e faziam deliberações sobre os problemas urbanos
comuns.
Falar em público tornou-se a coqueluche
grega. Daí surgiu a retórica.
A palavra retórica é grega, e deriva de rêtos, palavra falada. O retor entre os gregos era o orador de uma
assembléia.
CÓRAX, um sofista ( pessoa
que fala no sentido de enganar), residente na cidade de Siracusa, na Grécia,
500 AC, foi o primeiro a traçar as
normas de um discurso.
A DISPOSIÇÃO
-
Introdução;
-
Narração;
-
Argumento;
-
Observações adicionais;
Para o filósofo Sócrates, a
retórica usada pelos sofistas era perigosa, pois os mesmos não agiam com ética,
mas, mesmo assim, reconhecia o seu significado. Sabia do perigo que
representaria quando utilizada por mestres imorais, que poderiam usá-la para
fins escusos.
A palavra demagogo, que significa guia do povo ou líder popular, logo passou a significar, pejorativamente, aquele
que ilude, que engana, que trapaceia o povo.
O maior orador grego foi
Demóstenes. Dizem que ele tinha dificuldades de fala, pois era gago.
Os romanos, que tinham
grande influência cultural dos gregos, se empolgaram tanto com a retórica, que
logo a absorveram com o nome de Oratória.
O maior orador romano foi Cícero. O maior orador teórico foi “Quintilano”. A
melhor e mais completa obra de oratória da Antigüidade é “Instituição
Oratória”, de sua autoria.
Tanto os romanos quanto os
gregos nada sabiam de “Retórica Sacra”. Coube ao Cristianismo, por ser uma
religião universal eminentemente missionária, a tarefa de criar a retórica
sacra.
A palavra “Homilética” vem,
pois, de homilia, que significa
conversa ou conversação. Com o decorrer do tempo, essa palavra, como a latina “sermonis” sofreram uma alteração
semântica e vieram a significar “discurso”.
Nas sinagogas, os judeus limitavam-se a ler as Escrituras no culto, e a exortar
o povo. Jesus introduziu uma novidade, aplicando o texto à sua própria vida (Lc
4:16-22).
Os sermões de:
·
Pedro (At 2:14-24);
·
Estevão (At 7:1-53);
·
Paulo (At 13:16-48), consistiam em narrar os
fatos bíblicos e aplicá-los à vida de Jesus, para provar que Ele era realmente
o Messias prometido.
A Homilética nasceu quando
os pregadores cristãos começaram a estruturar suas mensagens, seguindo as
técnicas da retórica (gregos) e da oratória ( romanos).
Se a retórica e a oratória
são usadas para identificar o discurso secular, a homilética identifica o
discurso sacro, religioso e cristão.
A partir da Reforma
(31/10/1517), quando a Bíblia passou a ser o centro da pregação e quando os
sermões deixaram de ser apenas discursos éticos ou litúrgicos para se
transformarem em mensagens verdadeiramente evangélicas, a homilética passou a
ser a arte de pregar o evangelho.
Assim, a homilética é:
·
Uma ciência: quando considerada sob o
ponto de vista de seus fundamentos teóricos;
·
Uma arte: quando considerada em seus
aspectos estéticos;
·
Uma técnica: quando considerada pelo
modo específico de sua execução e ensino.
O PÚLPITO
O
púlpito, entre os romanos, era a plataforma do teatro onde os atores se
apresentavam. A pregação exigiu que os pregadores fossem destacados, e
construíram-se estrados, nos quais eles se posicionavam para pregar.
Os
católicos levaram não só o púlpito, mas também o altar para dentro dos templos.
Só que o altar foi para o centro e o púlpito ficou à margem.
A
maior revolução se deu mesmo no Protestantismo, quando o altar foi abolido e o
púlpito ocupou o seu lugar (no centro).
A
centralização do púlpito revelou que, para os protestantes, a pregação era o
ponto alto do culto.
·
Cuidado! Atualmente o método
prevalecente de evangelização entre nós é o “vinde” e não o “ide” de Jesus. Nos
preocupamos mais com o fazer convidadores do que com o fazer proclamadores do
evangelho.
HERMENÊUTICA
É
um estudo criterioso do texto bíblico, para que ele possa ser interpretado e
aplicado de forma correta no desenvolvimento do sermão.
Não
devemos esquecer que a Bíblia é a autoridade suprema. Nada deve tomar o seu
lugar. Uns crêem na tradição, já outros evocam a razão, e tem aqueles que estão
sob a batuta da experiência.
·
Qual a natureza da
Interpretação?
a) Interpretar corretamente requer
reforço mental e espiritual do intérprete para descobrir o pensamento do autor
original, que foi inspirado por Deus.
b) Cada aluno precisa fazer um
estudo sério da hermenêutica, que é o estudo das leis ou ciência da
interpretação bíblica.
·
Por que há falhas na
interpretação?
a) Alguns confiam na sua
própria eloqüência, e não dão atenção suficiente à busca do sentido real do
texto.
b) O uso excessivo de material
extra-bíblico, substituindo o material que deveria ser extraído do texto
bíblico.
c) Muitos são preguiçosos
demais para fazer um estudo adequado e sério do texto bíblico.
d) Alguns não conhecem o
trabalho necessário para se tornarem intérpretes da Palavra de Deus.
e) Outros não tem tempo para
fazer um estudo sério dos textos escolhidos.
f)
Muitos fracassam na interpretação do texto, porque negligenciam ou não
entendem a fraseologia do texto. (Jo 21:25; Jo 1: 10; Jo 3:16; I Jo 2:15).
Veja esse vídeo para intender como a teologia é importante para o cristão.
The Best 10 Casinos in Las Vegas (2021) | MapyRO
ResponderExcluir1 Casino at Fremont Street, Las Vegas, NV 89109. Directions · (702) 707-4390. Call Now · More 포항 출장샵 Info. Hours, Accepts Credit Cards, Parking, PokéStop. 강릉 출장샵 Rating: 5 통영 출장마사지 · 1 vote · Price range: $$$How many restaurants can I play at The Buffet at The Buffet at The Buffet at The Buffet at 하남 출장마사지 The Buffet at The Buffet at The Buffet at The Buffet at The Buffet 제주 출장샵 at The Buffet at The Buffet at The